sábado, 27 de abril de 2013

Museu Câmara Cascudo


Quem vive de passado não é o museu, é o homem. O museu é apenas um lugar que inventamos para conhecermos mais dos homens que já fomos. Quem gosta de museus não pode contar com muitos em Natal. Um dos únicos, e a propósito o maior, é o Câmara Cascudo, que resiste ao avanço da cidade e guarda as relíquias de um passado nem tão remoto assim.
Também conhecido como o museu de ciência natural e antropologia, o Câmara Cascudo é mantido pela a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN.
Câmara Cascudo foi um dos folcloristas mais importantes da história brasileira e também o primeiro diretor do museu, que iniciou suas atividades em 1961, sob o título de Instituto de Antropologia. Somente em 1973 o espaço começou a funcionar com o nome que conhecemos hoje.
O acervo do museu é composto por coleções, maquetas, miniaturas, reproduções de ambiente e peças avulsas. Ciências da Natureza e da Cultura, Anatomia, Paleontologia, Arqueologia, Antropologia e Geologia: o museu abriga artefatos que são objetos de estudo em diversas áreas acadêmicas.
Quem visita o Câmara Cascudo pode ver exposição de fósseis, de rochas sedimentares, conhecer mais sobre o ciclo do couro e da cana-de-açúcar, as artes sacra e popular, a cultura indígena e afrobrasileira. Além disso, o museu também conta a história da cidade de Natal e do Rio Grande do Norte.

Talvez pouca gente saiba, mas um dos grandes destaques do museu é o acervo de rendas brasileiras. A coleção possui uma grande variedade de esculturas de mulher rendeira, produzidas com técnicas de um artesanato singular. A coleção de papelões antigos também chama atenção, e reúne obras de qualidade impressionante.

O Câmara Cascudo também apresenta reproduções da fauna e da flora potiguar, praias e cavernas, com destaque para o Pico do Cabugi, além de moldes em gesso de pegadas originais de dinossauros.
O museu é realmente uma boa opção para conhecer mais a nossa história. Depois de uma viagem pelo passado, voltamos ao presente renovados e sabendo melhor o que nós somos. Fica a dica: Museu Câmara Cascudo. 
Mais informações:
Horários de visitação

De terça a sexta-feira:
Matutino: das 8h às 11h30min
Vespertino: das 14h às 17h30min

Sábado e domingo:
das 13h às 17h

Localização

Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol
59.015-001 – Natal - Rio Grande do Norte
Telefone: (84) 3215-4192
E-mail: museucc@mcc.ufrn.br