terça-feira, 30 de abril de 2013

Centro de Convenções - Natal/RN


O turismo de eventos em Natal está se desenvolvendo cada vez mais, e o Centro de Convenções tornou-se fundamental para esse crescimento. Maior equipamento da cidade do setor de eventos, o CCN, só no mês de junho, atingiu 23 dias de ocupação entre congressos, feiras e simpósios, e tem a meta de manter a estrutura ocupada para alcançar 280 dias até o final de 2010, e com isso, fomentar toda a cadeia produtiva do turismo, que envolve a rede hoteleira, bares e restaurantes.
 No primeiro semestre de 2010, o Centro de Convenções teve 120 dias preenchidos com eventos, dos quais destacam-se, o VII Congresso de Direito Constitucional, Nordeste Invest, XI Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, VII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e a Feira Nacional do Camarão. Para os próximos seis meses já estão agendados outros grandes eventos, dos segmentos da construção civil, fruticultura e apicultura, capazes de atrair vários visitantes a capital potiguar.
Segundo o diretor executivo do Centro de Convenções Natal, Nailson Azevedo, o CCN, semanalmente sedia eventos, e neste momento está sendo realizado o Salão do Automóvel, no Pavilhão Dunas, e que segue até o próximo dia 27 de junho. O Salão do Automóvel está acontecendo pela primeira vez nas instalações do equipamento, e é possível que seja incluído no calendário anual de eventos do CCN.
O Centro de Convenções já conta com 20 eventos, que se repetem todos os anos, e que juntos trazem a Natal cerca de 350 mil pessoas, aquecendo o segmento turístico da cidade. Para Nailson Azevedo é uma garantia dos hotéis de terem seus leitos ocupados, em um período que o setor opera em baixa. “Os hotéis já sabem que durante a baixa estação vão receber hóspedes, devido aos eventos realizados no Centro de Convenções, e como estamos próximo a rede hoteleira, facilita ainda mais o acesso do visitante”, ressalta o diretor.

O Centro de Convenções faz o caminho inverso dos hotéis, a sua alta estação é justamente nos meses de março a novembro, com uma breve pausa no mês de julho. O principal exemplo disto é que no mês de maio, o Congresso de Direito Constitucional conseguir lotar os hotéis de três e quatro estrelas da cidade, uma vez que conseguiu atraiu mais de quatro mil estudantes e profissionais do setor jurídico do Brasil e do mundo para Natal.