domingo, 12 de maio de 2013

Os Cantus Popularis de Paulo Ró



Acompanhado por uma banda de nove instrumentistas, o músico, compositor e pesquisador da cultura popular, o paraibano Paulo Ró virá a Natal para lançar o seu novo CD intitulado Cantus Popularis. O show de lançamento do álbum acontecerá a partir das 19h no auditório do IFRN Cidade Alta.

Paulo Ró tem uma longa história na música paraibana, desde os anos 70, quando iniciou suas pesquisas e produções musicais. Criou junto com Pedro Osmar, seu irmão, o grupo de resistência cultural paraibano Jaguaribe Carne de Estudos com a finalidade de vivenciar a música livre, aprofundar pesquisas musicais, produzir situações de arte-educação, dialogar com outros artistas e expressões artísticas, e incentivar manifestações culturais na cidade de João Pessoa.
Em Cantus Popularis Paulo expressa uma profunda pesquisa nas raízes populares da cultura nordestina, trazendo cocos de roda, cirandas, a mazurca, os congos e lapinhas. A partir de um olhar próprio, ele recria o vasto universo da cultura popular, modificando, reelaborando, fragmentando, adicionando, misturando e distorcendo suas mais fortes referências.

O trabalho mostra de forma contemporânea e original a nobre e singela poesia, o colorido descritivo e cativante da música que o povo simples brinca, demonstrando o prazer, a versatilidade e a riqueza composicional, revitalizando a música tradicional em todas as suas instâncias, trazendo para o convívio do público de hoje a música que é passada de pai para filho, num processo histórico de resistência cultural.